Peça de Teatro

12 Homens e uma Sentença


Texto: Reginald Rose.
Direção: Eduardo Tolentino.
Com: José Renato, Norival Rizzo, Brian Penido e outros.
100 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.


Adaptação para os palcos do clássico filme homônimo dos anos 1950, narra o impasse de 12 homens trancados numa claustrofóbica "sala de júri". Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver um veredicto unânime, o rapaz pode ser condenado à morte.






PROCESSO DECISÓRIO
Na gestão deve-se prevalecer o senso de responsabilidade. A importância da comunicação é fundamental para se tomar decisões de forma racional com respeito e responsabilidade.
Ter a sensibilidade para percepção dos fatos e conduzir o diálogo para sanar as dúvidas e assim, ter a resolução da tarefa racional voltada para os resultados favoráveis e manter o clima relacional satisfatório.
A racionalidade instrumental que organiza nosso mundo descreve como nocivo o comportamento orientado mais para as pessoas que para resultados porque não viabiliza a competitividade, fazendo-nos cientes de que prevalecem os interesses dos fundamentalistas do mercado livre.
Há, porém, a necessidade de um ponto de equilíbrio para a busca de resultados e manter o clima organizacional satisfatória, o que colabora para a realização do planejamento estratégico com o comprometimento de todos os níveis (executivo, técnico e operacional) da empresa.
A satisfação contribui para a identidade humana e suas virtudes, já que suprem os desejos e necessidades, também, propiciam a sensibilidade para o discernimento ético e os fatores satisfacientes.
Seguindo essa linha de análise descreveremos a decisão referentes a cada personagem.